Polícia Civil/SP: editais em fase final de elaboração.

s editais dos novos concursos públicos da Polícia Civil de São Paulo (PC/SP) já estão em fase adiantada de elaboração, de acordo com informações obtidas junto ao setor de concursos da Academia de Polícia (Acadepol). Embora não tenham antecipado a data de início da liberação dos documentos, a expectativa é de que isso ocorra já nos próximos dias. Porém, de acordo com o delegado divisionário de polícia da Secretaria de Concursos Públicos da  Acadepol, Pedro Tonelli Neto, isto ainda depende de como será feita a contratação da banca organizadora, processo que tramita na Divisão de Administração da academia. A expectativa é de que a liberação dos editais ocorra imediatamente após a contratação da empresa.

Ao todo serão oferecidas 2.750 vagas, sendo 1.100 para cargos com exigência de ensino médio e 1.650 para carreiras com necessidade de nível superior, com remunerações iniciais de até R$ 10.142,55.

Investigador e escrivão – provas no mesmo dia

Embora ainda não esteja confirmado se todos os editais serão publicados na mesma data, a tendência é de que isto ocorra, uma vez que, em declaração recente, o secretário segurança disse que existe a intenção de que os candidatos tenham que optar por apenas uma carreira, no sentido de evitar, posteriormente, que os aprovados para determinado cargo não assumam, por também ter sido aprovados em outro cargo.

Já está certo que ao menos para as carreiras de investigador e escrivão as provas deverão ser aplicadas no mesmo dia, conforme oficializado pela resolução SSP-118, publicada em diário oficial em 9 de novembro. O documento especifica que, nos concursos, as provas dissertativas, quando ocorrerem, deverão valer 100 pontos, com um mínimo de 50 para a aprovação, devendo ser considerado o conhecimento e a utilização da língua portuguesa.

A resolução também diz que “quando houver abertura simultânea de concursos para as carreiras de investigador e de escrivão de polícia, as respectivas provas escritas serão realizadas na mesma data e horário”.